Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

domingo, 4 de novembro de 2007

O Senhor dos Anéis

Imagem do anel do poderO Senhor dos Anéis (Lord of the Rings) é um romance fictício épico, criado pelo escritor e lingüista J. R. R. Tolkien. A história ocorre em um tempo e espaço imaginários: a Terceira Era da Terra Média. Inspirado no nosso mundo real, essa Terra Média é habitada por seres humanos, elfos, ogros, anões e outros tipos de criaturas. A criatura mais especial, raça da personagem principal do livro, é um hobbit chamado Frodo.

Tudo começa, na verdade, em um outro livro chamado "O Hobbit"; mas quem não o ler não perderá o entendimento da história toda. Todo o enredo é construído em torno da luta pelo anel do poder. Frodo fica encarregado de levar o anel do poder a um local sagrado para destruí-lo e, assim, libertar a Terra Média de todo o mal gerado por Sauron, o criador do anel.

A obra foi dividida em três volumes. O primeiro, chamado A Sociedade do Anel, inicia com a entrega do fardo a Frodo e termina com os guerreiros indo em direção ao seu destino. O segundo volume, chamado As Duas Torres, acrescenta mais personagens e cenários e prepara a história para o desenrolar final. Finalmente, o terceiro volume, chamado O Retorno do Rei, mostra a batalha principal entre o bem e o mal e a destruição do anel do poder.

Tudo é muito bem ambientado no imaginário do leitor através de referências a mapas (colocados como apêndices em todos os volumes) e detalhes de como a Terra Média e suas raças que a habitam foram formadas e interagem. Como o autor era estudioso da arte da lingüistica, existe um apêndice que dá detalhes de como funciona a língua dos elfos (existem comunidades na Internet que conversam em elfo).

É uma boa história para quem gosta de romances épicos. Recomendo!

Um comentário:

Cláudia Elizabete disse...

Eu simplismente AMOOO esta trilogia e todas as histórias do Tolkien, eu também recomendo! Se quiserem saber a origem da Terra-Média, de Sauron e do Anel, além de outras coisas, leiam O Silmarillion. Abraços!!