Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Constituição da República Federativa do Brasil

Eu e Rosinha iniciamos uma nova leitura, A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
A nossa atual constituição, sofrida e cheia de história, foi promulgada em 1988 pela Assembléia Nacional Constituinte, presidida por Ulisses Guimarães.
Essa constituição foi conseguida com muito esforço e muitas vidas em meio a muita revolução e luta. Nos dá direitos, deveres e garantias nunca antes imaginados e é um exemplo para constituições de outros países.

Vejamos alguns benefícios:
- Direitos políticos importantes como: voto secreto para homens e mulheres, inclusive os analfabetos; plebiscito e referendo; voto aos 16 anos.
- Direitos e garantias individuais e coletivos amplamente assegurados, inclusive sendo a primeira constituição a se preocupar com os direitos coletivos.
- Separação dos 03 poderes.
- Direitos do trabalhador e muitos outros.

Tem como fundamentos: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa
Tem como Objetivos fundamentais: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Como vê, caro leitor, temos a faca e o queijo na mão. Quem fez este livro não estava de brincadeira. Quis garantir que o Brasil cresceria e que ninguém maltrataria seu povo. Diante de tanto poder, temos que aprender e disseminar nossos direitos. Exigi-los em todos o momentos, mesmo que pareça impossível.

Para adquirir a constituição é só ir no site http://www.livrariasenado.com/produtos.asp?produto=164. Com R$5,00 (valor do frete), a livraria do senado manda, para sua casa, a constituição brasileira.

Posts relacionados:
http://paraolhar.blogspot.com/2008/04/uma-verdade-absoluta.html
http://meninorude.blogspot.com/2008/04/31-de-maro-de-1964-o-golpe-militar-que.html