
A nossa atual constituição, sofrida e cheia de história, foi promulgada em 1988 pela Assembléia Nacional Constituinte, presidida por Ulisses Guimarães.
Essa constituição foi conseguida com muito esforço e muitas vidas em meio a muita revolução e luta. Nos dá direitos, deveres e garantias nunca antes imaginados e é um exemplo para constituições de outros países.
Vejamos alguns benefícios:
- Direitos políticos importantes como: voto secreto para homens e mulheres, inclusive os analfabetos; plebiscito e referendo; voto aos 16 anos.
- Direitos e garantias individuais e coletivos amplamente assegurados, inclusive sendo a primeira constituição a se preocupar com os direitos coletivos.
- Separação dos 03 poderes.
- Direitos do trabalhador e muitos outros.
Tem como fundamentos: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa
Tem como Objetivos fundamentais: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Como vê, caro leitor, temos a faca e o queijo na mão. Quem fez este livro não estava de brincadeira. Quis garantir que o Brasil cresceria e que ninguém maltrataria seu povo. Diante de tanto poder, temos que aprender e disseminar nossos direitos. Exigi-los em todos o momentos, mesmo que pareça impossível.
Para adquirir a constituição é só ir no site http://www.livrariasenado.com/produtos.asp?produto=164. Com R$5,00 (valor do frete), a livraria do senado manda, para sua casa, a constituição brasileira.
Posts relacionados:
http://paraolhar.blogspot.com/2008/04/uma-verdade-absoluta.html
http://meninorude.blogspot.com/2008/04/31-de-maro-de-1964-o-golpe-militar-que.html