Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Segredos Destruidores


Título: STILLWATCH - Segredos Destruidores
Autor: Mary Higgins Clark
Editora: Record
Tradução: Gilson Soares
Ano: 2007

Aproveitando as férias conclui mais uma leitura. Dessa fez o livro foi emprestado por Rosinha. Eu nunca tinha lido nada sobre crimes e mistérios, não conseguia, mas esse livro eu consegui levar até o fim.

Patrícia Traymore (Pat) é uma apresentadora de sucesso e credibilidade cujo interesse é fazer um programa sobre a senadora Abigail Jennings, mulher que Pat admira. Depois de enviar uma carta à senadora, Pat é chamada para trabalhar em um emissora de Washington para fazer o documentário sobre a senadora. Pat tinha outros interesses além do programa: rever Sam, o amor da sua vida, e descobrir a verdadeira história do assassinato de seus pais quando ela ainda era uma criança de 3 anos e por pouco não morreu. O que Pat não sabia é que Abigail era a provável indicação para vice presidente.

A vinda de Pat causa apreensão e espectativa em muitas pessoas, pois a aparente história correta de vida de Abigail estava envolta em mistérios e assuntos mal contados. Por este movito, Pat recebe ameaças para não fazer o programa, mas não leva a sério. Quanto mais Pat pesquisa a vida de Abigail, mas os fatos parecem confusos e misteriosos. Toby, Eleanor e Arthur são alguns dos personagens que completam a trama e determinam o enredo do livro.

O livro é bem contado, mas é previsível e não dá para saber a época em que a história se passa. Ideal para roteiro de filmes americanos onde o mordomo é o culpado e a mocinha é salva pelo herói. A linguagem é simples e interessante, com muitos diálogos e palavras acessíveis. No geral eu digo que, embora não seja nenhum exemplo de obra literária, é um bom livro de ficção e uma boa indicação de leitura.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A Cabana


Título: A Cabana
Autor: William P. Young
Editora: Sextante


Hoje o colega me passou um email com o link para o capítulo 01 de "A Cabana". Percebi que li o livro e não o comentei aqui.

A Cabana é um livro de ficção que nos traz um conceito muito importante sobre a Trindade (Deus, Jesus e Espírito Santo) e sobre a fé. Me pareceu um daqueles livros feitos para explicar sobre a fé para quem como eu não tem religião, mas acredita em Deus, em Jesus e em uma força positiva que age em nossas vidas.

O livro conta a história de um homem (Mackenzie) marcado por duas tragédias, uma na infância com seu pai e outra na vida adulta com sua filha. Diante do sofrimento vivido, Mackenzie se questiona sobre Deus e o motivo de tamanho sofrimento. Um dia Mackenzie recebe uma carta de Papai (Deus) o chamando para ir à cabana onde sua filha foi assassinada. Ignorando o fato de poder ser uma armação do assassino, ele aceita o convite e, escondido de sua esposa, vai até o local marcado. Lá encontra com Deus, Jesus e o Espírito Santo que aproveitam do sofrimento para trazê-lo de volta à fé e ao perdão.

A graça do livro é ver conceitos religiosos irem por água abaixo. Deus, Jesus e o Espírito Santo são seres únicos e bastante humanos, chegando a ser cômicos. O livro traz as perguntas mais comuns feitas por cada pessoa e nos deixa uma ótima lição de vida e fé: Deus, Jesus e o Espírito Santo são o mesmo ser. Jesus veio à Terra para trazer os homens para perto de Deus e pagou na cruz pela nossa liberdade. Ele é de todos o mais humano. Deus fez o homem à sua imagem e semelhança e todos somos filhos Dele, por isso Deus não pode negar, privilegiar ou castigar seus filhos. Ele só pode amá-los e tentar ajudá-los a encontrar o melhor caminho, para isso transforma tragédias em lições de vida. Por fim fica a maior mensagem: Para melhorar nossa própria vida, precisamos amar e perdoar nossos irmãos, seja qual for o motivo da nossa dor.