Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Contos de Nelson Rodrigues

Não sei se já deu pra perceber, mas gosto muito de contos e crônicas. São textos pequenos que, quando bem escritos, resumem grandes histórias que nos levam a imaginar grandes roteiros de filmes. É bom pra ler na hora do almoço, em uma viagem e antes de dormir.

Machado de Assis, Luis Fernando Veríssimo e Nelson Rodrigues são muito bons. Já falei aqui de Luis Fernando Veríssimo e em outra oportunidade falarei de Machado de Assis. Já adianto, para os que gostam de contos, que o livro "Contos Fluminenses" é ótimo.

Nelson Rodrigues

Comecei a gostar de Nelson Rodrigues quando li "A Dama da Lotação". O texto é perfeito, nos leva a imaginar as cenas e as feições de desespero do marido. Existe um filme de 1978 com a Sônia Braga baseado no conto, mas não sei se é fiel ao que está escrito, não vi o filme nem pretendo ver.

Nelson traz em seus textos uma leitura à frente do seu tempo. Fala em morte e adultério com muita frequência e transforma um assunto corriqueiro em algo grandioso.

No site Releitura, existem alguns contos publicados de Nelson Rodrigues, inclusive o citado acima; comecem a lê-los e logo estarão procurando outros livros do autor.
Nelson também é bom em frases, muitas vezes crítico e direto até demais. Termino este post com uma frase para pensarmos:

"O brasileiro não está preparado para ser "o maior do mundo" em coisa nenhuma. Ser "o maior do mundo" em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade" (Nelson Rodrigues)

Obs.: Na postagem inicial, confundi Érico Veríssimo com Luis Fernando Veríssimo, mas filho de peixe, peixinho é. Luis Fernando é filho de Érico, então está tudo em casa.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Nós, Robôs

Ler "Isaac Asimov" é quase uma unanimidade entre os aficionados por computador e foi na faculdade de Ciência da Computação que meu colega Adriano me apresentou este clássico. Ele me emprestou os contos reunidos em "Nós, Robôs" (Adriano, seu livro está lá, quem sabe nos encontramos para eu devolver...).

O livro traz 31 contos sobre os robôs e a inteligência artificial. O mais famoso se transformou em filme, O Homem Bicentenário. São várias histórias de robôs que, ao terminar, sempre me perguntava se era realmente possível acontecer. Algumas lembro com clareza de detalhes.

Vários livros podem ser baixados gratuitamente no endereço abaixo:
http://www.portaldetonando.com.br/forumnovo/viewtopic.php?p=72

Nos links abaixo é possível saber mais sobre o autor e seus contos.
http://www.din.uem.br/~ia/a_correl/classicos/Pesquisadores-Asimov.htm

http://disnei.sites.uol.com.br/Guia.htm

Boa leitura!

"
Coletânea de 31 contos sobre robôs, escritos entre 1939 a 1977.
Antes de Asimov, o que se escrevia no campo da robótica (termo criado por Asimov), envolvia dois tipos de robôs: os que constituíam ameaça e os robôs-vítimas. Asimov mudou esse quadro: seus robôs são produtos industriais, construídos por engenheiros, e feitos dentro de normas de segurança. O que, no entanto, não impede incidentes...
(Portal Detonando - Democratização da Leitura)
"