Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Querido John

Título: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Tradução: Patrícia de Cia
Ano: 2010 (4a impressão)
Editora: Novo Conceito

Sempre que leio algo pesado como li "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" gosto de intercalar com algo sereno pra não perder o romantismo. Escolhi Querido John pela frase da capa "O que você faria com uma carta que mudasse tudo?" e pelos 5 milhões de cópias vendidas. Sinceramente, essa não é a melhor frase para resumir o livro, mas ele deixa no final uma bonita mensagem de amor.

Livro de linguagem tão fácil e tão óbvia que dá vontade de pular as páginas. O autor demora a engrenar a história e faz parecer um daqueles filmes de sessão da tarde com amores de verão.

A história só toma um sentido mais sério e mais curioso a partir da segunda carta que John recebe, não pela carta, mas pelo amadurecimento do personagem principal, John.

No final, John demonstra amor verdadeiro, compaixão, desapego e solidariedade, deixando uma verdadeira de lição de amor ao próximo. Um exemplo de pessoa hoje rara no mundo. Me fez desejar que existisse um John de verdade que eu pudesse ser um pouco como ele.

Quem resolver ler, faça por uma boa história de amor, não por uma carta reveladora ou por desejar encontrar um livro que justifique vender 5 milhões de exemplares.