Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Crônicas do Cotidiano, Tempo de Delicadeza

Essa semana, ao fazer compras no mercado, levei para casa dois livros de crônicas, daqueles bem baratinhos que a gente coloca junto com o mercado e nem sente no bolso, L&PM Poket. Um deles é Crônicas do Cotidiano, de Martha Medeiros ou outro é Tempo de Delicadeza, de Affonso Romano de Sant´Anna. Sabem do meu apreço pelo que Martha escreve porque quando leio algo dela parece que fui eu quem escrevi, embora nem sempre concorde com tudo, o que a torna melhor ainda.

A primeira crônica é "Ponto G". Eu li e pensei: é Martha, já passei dessa fase. Então passei para a segunda, "Religião e Infidelidade", e pensei: Ai meu Deus, preciso rápido frequentar uma igreja. Acho que só vão entender se forem agorinha na net encontrar essas crônicas ou, melhor, comprar o livro.

Após Martha, ou junto com o dela, quero muito ler Tempo de Delicadeza porque o título e a apresentação me agradaram muito. Imaginem alguém que defende, em plena turbulência capitalista, que devemos ser cruelmente delicados. Pois este é o tema pricipal das crônicas do poeta Affonso Romano.

Para quem quer duas sugestões boas e baratas, é só ir ao mercado ou banca mais próxima, comprar por R$8,00 e vir aqui comentar o que achou do texto. Boa leitura.