Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A Carne dos Anjos

Título: A Carne dos Anjos (Shift Pure Cry)
Autor: Siobhan Dowd (1960-2007)
Editora: Agir
Ano: 2009
Tradução: Celina Portocarrero

Só pra variar,comprei mais um livro pela capa, pelo título e pela introdução. Não tinha referências ou indicação de amigos, mas aquele texto inicial me deixou encantada.

Confesso que esperava ter sentido mais emoção. A história é tocante, triste e muito comum nos dias de hoje, infelizmente. Não sei se faltou algo em mim ou no livro, mas apesar de bom não passou os sentimentos prometidos. Será que me acostumei com o sofrimento de meninas inocentes?

A história de Shell nos faz refletir sobre o papel das igrejas na vida dos jovens, a omissão social diante dos problemas do mundo, o pré-julgamento, os vícios e a solidão.

A leitura é simples, palavras bem escritas, mas sem rebuscamento. Bom livro para adolescentes que estão prestes a iniciar uma vida a dois. Talvez eles entendam que é preciso ter amor e respeito com o parceiro e que ter vida sexual sem responsabilidade é colocar em sofrimento muitas outras vidas.

Bem, apesar da ressalva inicial, eu gostei do livro e recomendo.


Introdução oficial do Livro:

"Shell tem apenas quinze anos, mas a vida já é bastante cruel com ela. Depois da morte da mãe, o pai voltou as costas à realidade e entregou-se à bebida, deixando que ela se ocupasse dos dois irmãos menores. Shell não quer mais frequentar a igreja e regularmente falta às aulas na escola. Sem dinheiro em casa, a não ser pelo pouco que seu pai consegue pelos arredores em nome da caridade, sua única distração são os cigarros divididos com Declan, garoto por quem se apaixona, e as conversas com a amiga Bridie. Sem ter com quem compartilhar suas aflições de menina, ela pensa que o espírito de sua mãe retorna à Terra como fantasmhttp://www.acarnedosanjos.com.br/livro.aspa benigno, e de tanto em tanto põe o velho vestido de seda cor-de-rosa, escondido no fundo do armário do pai. Nem mesmo a chegada de um jovem padre, com idéias modernas e nem um pouco moralistas, é capaz de mudar a rotina silenciosa da aldeia de Coolbar. Mas logo Shell se encontrará no centro de um gravíssimo escândalo, que abala os fundamentos da pequena comunidade irlandesa e ecoa por todo o país. Para enfrentar esta provação, ela terá de apelar para toda sua coragem.

Baseado numa história real, A carne dos anjos é um desses romances que nunca deixam o leitor indiferente. Um livro inesquecível sobre adolescência, amor, fé, redenção e esperança.."


Site oficial: http://www.acarnedosanjos.com.br/livro.asp