
O Alquimista, escrito em 1988, foi o segundo livro de Paulo Coelho, sendo que o primeiro foi "O Diário de um Mago", 1987. A maioria dos leitores, inclusive eu, inicia a leitura de Paulo Coelho com O Alquimista, um clássico.
O livro conta a história de um pastor de ovelhas que sonha com um tesouro e sai mundo a fora em busca da realização desse sonho. No percurso, ele encontra belezas e desafios que o faz melhor a cada dia. São cenários bem descritos e personagens intrigantes. A escrita é simples, porém bela.
Buscando informações na internet, encontrei um texto que descreve, lindamente e sem contar a história, o que o livro representa. http://pt.shvoong.com/books/170489-alquimista/
A primeira capa do livro é a imagem indicada acima, o Narciso de Caravaggio (clique para amplicar). No prefácio, é contada a história de Narciso com uma pequena modificação. Após o término do livro, conseguimos associar a capa ao contexto da obra.Quem quiser se antecipar ou confirmar o que descobriu, visite o site: http://nyontime.blogspot.com/2005/08/h-quase-20-anos-meu-querido-amigo.html
O site oficial de Paulo Coelho é: http://www.paulocoelho.com.br, lá estão todas as obras do autor. 13 capítulo de "A Bruxa de PortoBello" estão disponíveis on-line, no blog.