Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

A Compaixão dos Animais

Livro: A Compaixão dos Animais
Autor: Kristin von Kreisler
Ano: 2001
Editora: Cultrix

Comecei a ler A Compaixão do Animais essa semana. O livro tem ótimas histórias de companheirismo entre homem e animais, mas até o momento não vi casos de compaixão, o que me levou a desgostar de lê-lo. Achei que a autora forçou a barra para provar algo que não existe.

Compaixão quer dizer dor perante o mal alheio; pena; piedade; comiseração; lástima. A compaixão, esse sentimento de pena, e por que não dizer culpa, é próprio do ser humano. Só nós somos capazes de, por exemplo, comer carne de boi e ter pena de ver o animal sendo morto. Um animal irracional, ou seja, cães, gatos, iguanas, cavalos, bois e muito outros citados no livro, agem por proteção à espécie, por caráter e por companheirismo. Quando um cão dá sua vida para salvar um humano é porque em sua genética há o conceito de matilha e de proteção ao grupo.

O homem tem a noção da semelhança física e social, mas o um animal irracional encara como semelhante aquele com quem convive e compatilha momentos. Não importa se são da mesma raça, mas se fazem parte do mesmo grupo. Esse grupo pode ser uma família ou pessoas da comunidade onde vive. Se criarmos um cão, um gato e um rato juntos, um respeitando o outro, eles se defenderão, mesmo sendo de espécies distintas.

Quando a Compaixão dos Animais é negada, não é por diminuição das espécies, mas por acreditar que existe um sentimento muito maior e mais bonito de companheirismo e respeito. Sentimento este que o ser humano já nem sabe direito como é, pois vive num mundo egoísta, onde para ser um semelhante é preciso ter a mesma cor, classe e status social. Por isso que, quando um animal pratica um ato de proteção, o homem o trata como herói. Faz isso porque vê no animal o que gostaria de ser, mas não consegue porque é covarde demais para tal feito. Então, quando forem ler este livro, não encarem as atitudes como compaixão, mas como atos dignos e merecedores de reflexão por nós, humanos.