Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Amor em Minúscula

Livro: Amor em Minúscula
Autor: Francesc Miralles
Editora: Record
Site oficial: http://www.record.com.br/amoremminuscula/

Samuel, um professor de filosofia solitário e metódico, que vive em Barcelona - Espanha, após comemorar sozinho a passagem do ano, trava uma luta desigual com um filhote de gato (ninguém é páreo para um felino). O gato, aos poucos, conquista Samuel e até recebe um nome: Mishima.

Enquanto se acostuma com o novo companheiro, este o leva a conhecer seu vizinho de cima, Titus que, após uma boa conversa, pede um favor. O favor desencadeia Samuel a encontrar Gabriela, uma pessoa muito importante para ele. A tentativa de vê-la mais uma vez o leva a Valdemar, o escritor lunático. Todos esses personagens acabam se ligando e mudando de forma positiva a vida um do outro.

Após tantos acontecimentos Samuel se dá conta de que pequenos gestos podem desencadear grandes feitos, por isso é preciso buscar boas ações e viver um momento da cada vez, deixando que as pistas do destino nos leve à felicidade.

Durante a narrativa, o autor cita livros e canções que traduzem uma grande cultura dele e dos personagens. Também deixa muitos questionamentos para o leitor:
- Será que estamos realmente vivos? Se o homem foi à lua porque a dificuldade de voltar? Titus, Valdemar, Gabriela e Mishima existem ou são frutos da imaginação de Samuel? A solidão é um destino ou uma opção? São esses e outros questionamentos que fazem do romance de Francesc Miralles parecer ter mais informações e mais história do que realmente conta. Ainda não sei se não percebi o grande livro nas entrelinhas ou se a grandeza está na simplicidade das palavras e das histórias.

Um fato importante: Quem for ler Amor em Minúscula por causa do gato vai se decepcionar. Mishima não é um super gato, não vai fazer peripécias e nem vai ser herói do livro. Ele é apenas um laço entre alguns personagens, uma forma divertida e original de juntar pessoas através de um animal, coisa que é muito freqüente na vida real.