Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Confie em Mim

Título: Confie em Mim
Autor: Harlan Coben
Editora: Sextante
Ano: 2009

Até onde você iria por amor à sua família? Essa é a frase apresentada na capa que resume bem o livro de Harlan Coben, Confie em Mim. A história se passa em um subúrbio americano, em um daqueles ambientes com famílias tão bem estruturadas que sofrem pelo vazio de suas vidas. São vários núcleos que interagem e influenciam na vida do outro, formando uma trama onde a natureza humana é questionada e o mistério é posto à nossa frente para ser desvendado.

A família de Adam, um garoto em sua fase adolescente, resolve monitorar os passos dele através de um programa instalado no computador. A preocupação de Mike e Tia com a segurança do filho mais velho leva a filha mais nova, Jill, ao perigo real de morte.

A família de Spencer, o garoto suicida, não consegue se estruturar nem se desfazer após o filho ser encontrado morto no telhado da escola, utilizando remédio controlado e vodka. Spencer era o melhor amigo de Adam que também sofre muito com a morte do amigo.

Yasmim, filha de pais separados e amiga de Jill, a irmã de Adam, não consegue se socializar após uma frase mal dita do professor sobre suas características genéticas. O pai de Yasmim, um covarde, não consegue tomar uma atitude para resolver a situação.

DJ Huff, filho de um policial que cria o filho com total liberdade, achando que só se aprende a viver errando e experimentando, é amigo de Adam e Spencer. Esse pai protege os erros do filho para assegurar o futuro dele.

Joe, o professor mais querido da escola, o homem responsável pela maldita frase dita a Yasmim, não consegue se livrar da culpa pelo que disse à menina, mas em sua covardia, também não toma uma atitude para desfazer o mal que causou.

Susan Loriman, casada e mãe de um filho com leucemia, é pressionada por Mike e Ilene, médicos da criança, a confessar a verdadeira identidade do pai do garoto, a fim de tentar salvar a vida dele, uma vez que o suposto pai, aquele que o registrou, não era compatível.

Nash, um psicopata que julga a natureza humana, acompanhado de Pietra, uma mulher traumatizada pelo sofrimento vivido na guerra, formam o núcleo que causa as mortes e tira a "paz" do pequeno subúrbio. O primeiro crime a ser desvendado é a morte de uma mulher branca, cujo desaparecimento não foi questionado por nenhum parente.

Reba Cordova, mãe de uma família feliz e bem estruturada, desaparece sem movito. O carro é encontrado na frente de um hotel, mas o Sr. Cordova garante que a mulher não teria motivos para traí-lo.


Muse, Cope, Hester, Mo e outros personagens completam a trama onde somos convidados a descobrir o motivo de Nash cometer os assassinatos e de Adam ter desaparecido.

Núcleos que se interagem mais pela proximidade das vidas do que pelos crimes existentes. Um livro que junta o gosto pelo mistério com o questionamento sobre a conduta dos pais diante da criação dos filhos. Diversão e reflexão são garantidos para quem se aventurar na história do Coben, então, o que está esperando? Corra e compre o seu, aproveita e veja "Não Conte a Ninguém" do mesmo autor.