Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

terça-feira, 10 de março de 2009

A Caixa dos Segredos

Título:A Caixa dos Segredos
Autor:August Gold e Joel Fotinos
Editora: Ediouro

Essa semana terminei de ler A Caixa dos Segredos. O livro foi emprestado por minha mãe que o comprou pelo título, tive a quem puxar. A princípio não dei nada pelo livro, imaginei um daqueles textos me convencendo que eu deveria colocar o desejo numa caixa e ficar esperando acontecer, mas o livro surpreendeu tanto pelo conteúdo como pela forma de escrita.

Com uma linguagem simples e clássica, o livro conta a história de um homem que carregava uma maldição familiar de morrer jovem, por isso sempre vivia com medo de morrer ou perder as pessoas que amava. Quando criança, para passar seus medos, sempre recorria a um velho sótão que era seu guru. Na juventude conhece uma moça com quem casa e tem dois filhos. Em um momento de angústia, o homem encontra uma caixa com um segredo que, compartilhado, mudou a vida de muitas pessoas de uma cidade.

A essência do livro está em mostrar que com fé é possível alcançar os desejos mais íntimos. A diferença do livro está no fato de que tudo o que pedir terá que construir, Deus apenas dá os meios para que a própria pessoa realize seus sonhos. Qdo se deseja algo deve-se ter exata certeza do que deseja, pois uma vez pedido não pode ser mudado.

Outro ponto importante é a reconstrução, quando o autor fala que as perdas também são importantes para construir as vitórias. Na natureza sempre há perda. Uma árvore perde suas folhas para alimentar seu solo, perde seus frutos que alimentam pássaros e plantam novas sementes. Um animal deixa sua terra em busca de um lugar melhor. Embora o caminho seja difícil e perigoso, encara a perda como algo natural.

Assim devemos ser. Desejar exatamente o que queremos para nós e para os outros, sabendo que o outro também tem seus próprios desejos e não devemos desejar ao pŕoximo nada que não queiramos para nós. Devemos lembrar que nós construiremos aquilo que desejamos, então se desejamos felicidade, prosperidade e paz, contruiremos coisas boas, mas se desejamos guerra, doença ou mal a alguém teremos que conviver com coisas ruins. Deus está presente para nos ouvir, nos ensinar a pescar, basta dizermos exatamente os nossos sonhos e transformarmos perdas em vitórias.

Dedico este comentário a Carla, porque falei do livro a ela.