Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Crônicas do Cotidiano, Tempo de Delicadeza

Essa semana, ao fazer compras no mercado, levei para casa dois livros de crônicas, daqueles bem baratinhos que a gente coloca junto com o mercado e nem sente no bolso, L&PM Poket. Um deles é Crônicas do Cotidiano, de Martha Medeiros ou outro é Tempo de Delicadeza, de Affonso Romano de Sant´Anna. Sabem do meu apreço pelo que Martha escreve porque quando leio algo dela parece que fui eu quem escrevi, embora nem sempre concorde com tudo, o que a torna melhor ainda.

A primeira crônica é "Ponto G". Eu li e pensei: é Martha, já passei dessa fase. Então passei para a segunda, "Religião e Infidelidade", e pensei: Ai meu Deus, preciso rápido frequentar uma igreja. Acho que só vão entender se forem agorinha na net encontrar essas crônicas ou, melhor, comprar o livro.

Após Martha, ou junto com o dela, quero muito ler Tempo de Delicadeza porque o título e a apresentação me agradaram muito. Imaginem alguém que defende, em plena turbulência capitalista, que devemos ser cruelmente delicados. Pois este é o tema pricipal das crônicas do poeta Affonso Romano.

Para quem quer duas sugestões boas e baratas, é só ir ao mercado ou banca mais próxima, comprar por R$8,00 e vir aqui comentar o que achou do texto. Boa leitura.

6 comentários:

Anônimo disse...

Taí uma escritora muito bem citada que eu ainda não li: Martha Medeiros. As edições de bolso da LP&M surpreendem pela qualidade e pelo preço.

Estou lendo agora uma coletânea de crônicas de vários autores brasileiros ( só gente humilde...Rubem Braga, Clarice Lispector, Machadão, Lima Barreto, etc, etc, etc). É da Companhia das Letras.

abs!

Geovana disse...

Eu também conheci os textos dela por acaso e cada um que vejo me surpreende. Vou procurar este livro, crônicas e contos são ótimos para ler no ônibus e com tantos autores de peso, deve ser realmente bom.

Anderson disse...

Oi.
Achei muito interessante seu Blog; Os textos são ótimos.
Até breve.



Ps. Se possível, acesse meu Blog para compreender um pouco mais sobre o meu Fetiche. Desde já agradeço.

Giovani Iemini disse...

oi.
vc é uma leitora que gosta de coisas bem bonitas, hein?!
[]s

Anônimo disse...

Olá, peço que, se possível, divulgue o site do poeta Ulisses Tavares (www.ulissestavares.com.br) em seu blog.
Mandando um email para nós você concorre a um livro por semana do escritor!
Desde já agradeço a gentileza.

Abraços!

Geovana disse...

Obrigada Anderson, já conheci seu blog e gostei dos modelitos de sandália, embora não entenda pq gosta tanto de pés.

Obrigada Giovani, espero que deixe contribuições para nós.

Oi Nathália, posso sim indicar o site. Te respondi com detalhes por email.

Abraços a todos.

Geovana.