Ler é algo maravilhoso, mas é difícil começar porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. Na maioria das vezes, nos deparamos com gostos diferentes do nosso e isso, de alguma forma, nos inibe de começar a ler.
Nas escolas nos indicam Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato e alguns outros bons livro, mas que são chatos quando não pegamos o jeito de ler e abstrair o rebuscamento da época.
Por isso, decidimos criar este blog para indicar os livros que lemos, como os classificamos, fazer uma resenha, indicar sites para baixar livros, enfim, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura ou continuar nesse mundo de troca de informação tão brilhante.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Título: O Evangelho Segundo Jesus Cristo
Editora: Companhia de Bolso
Autor: José Saramago
Ano: 2005
Edição: 1

"Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado. " Lucas (1-4) - dedicatória do livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo".

Algumas vezes eu confundia as palavras instigante com intrigante, trocando-as nas minhas colocações. Finalmente encontrei uma situação onde posso usá-las juntas sem nenhum problema. O Evangelho Segundo Jesus Cristo é intrigante e instigante; mais uma obra de Saramago, o melhor escritor que já li até hoje.

O livro é isntigante, pois começa com a concepção de Jesus por José e Maria, narra a infância do garoto comum que chora e brinca, incluindo no contexto as passagens dos evangelhos. A vida de Jesus é retratada de forma humanizada, cronológica, mas sem negar os milagres de Jesus e a paternidade de Deus. Maria de Magdala é a mulher de Jesus e o acompanha até o último sopro de vida. Maria de Nazaré é a mãe renegada por não acreditar na santidade do filho, um ato sem o perdão de Jesus. José, pai de Jesus, é um  homem atormentado por sua covardia, cujo final é a morte na cruz aos 33 anos.
 
O livro é intrigante, pois mostra um Deus perverso e egocêntrico que usa o próprio filho para ampliar o seu poder diante dos homens. O grande momento do livro é a conversa franca entre Jesus, Deus e o Diabo. Nesse momento, Saramago aproveita para citar todos que morreram em nome da Igreja Católica, todas as guerras executadas em nome de Deus e Jesus. Vendo a dor de Jesus diante do sangue a ser derramado em seu nome, o Diabo pede perdão a Deus para evitar as mortes, mas Deus não aceita porque sem o Diabo ninguém lembraria de dele. Jesus ainda tenta em vão mudar o seu futuro, mas é conduzido ao sacrifício como um cordeiro.
 
É um livro difícil de ler, tanto pela maneira como Saramago escreve quanto pelo conteúdo pesado e incômodo que apresenta. O livro me impressionou tanto que à noite, após um pesadelo, o coloquei embaixo da minha bíblia, numa maneira simbólica de lembrar o meu amor e confiança no Pai. É uma grande obra que vale a pena ser lida até mesmo pelo mais fiel dos cristãos, afinal até para criticar é preciso conhecer.

Nenhum comentário: