
Título: Não Conte a Ninguém
Autor: HARLAN COBEN
Editora: Sextante
Ano: 2001 (primeira edição)
Quem acompanha este blog deve ter percebido que livros de suspense policial não são meus favoritos, mas "Não Conte a Ninguém" me chamou a atenção pelo título, pela capa, pela descrição e pelas milhões de cópias vendidas. Confesso que achei, por causa da capa, que seria um livro no estilo "A Cabana", mas é totalmente diferente, é um suspense policial de tirar o fôlego.
O livro prende a atenção o tempo todo. A linguagem é direta e simples, porém não é cansativa. Os personagens e os cenários são descritos de forma clara e apenas para dar sentido à trama. Existem bons diálogos. Eu sou fã de livros com diálogo porque eles quebram o formalismo e nos faz interagir com os personagens. Tem assassinato, traficante, polícia corrupta, serial killer, traição e o que mais desejar do submundo do crime.
Não entendo muito de tramas policiais, mas achei o final forçado. É como aqueles filmes americanos bons o tempo todo, mas que peca no final porque tem que criar os heróis e salvar os mocinhos. Faltou pouco para o livro se tornar um clássico.
Descobri que tem um filme francês baseado no livro que ganhou vários prêmios e agora quero vê-lo.
Veja o resumo da Siciliano.
Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer.
O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter sido enviado por sua esposa.
Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem respostas: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?
Na mira do FBI como principal suspeito da morte da esposa e caçado por um perigosíssimo assassino de aluguel, David Beck contará apenas com o apoio de sua melhor amiga, a modelo Shauna, da célebre advogada Hester Crimstein e de um traficante de drogas para descobrir toda a verdade e provar sua inocência.
Não Conte a Ninguém foi o livro mais aclamado de 2001, indicado para diversos prêmios, entre eles Edgar, Anthony, Macavity, Nero e Barry. Em 2006 foi adaptado para o cinema numa produção francesa vencedora de quatro Cesars (o Oscar francês), inclusive de melhor ator e diretor.
Agora vou explicar o que achei forçado: Quem ainda vai ler o livro, termine a leitura por aqui.
Se David Beck matou Scob, como ele não teve curiosidade de acompanhar o caso? Por que ele nunca se preocupou em saber quem limpou a prova do crime? Ele não imaginou que sua mulher teria pedido ajuda ao pai para encobrir o crime? Como ele não viu que a mulher foi testemunha do caso em defesa do marginal acusado ilegalmente?
Para mim o livro fecharia melhor se o pai de Elizabeth ou a própria Elizabeth fosse o assassino, deixando o Dr. Beck com um outro segredo a ser descoberto em uma sequência de um próximo livro.
7 comentários:
Exatamente!
O final deixou a desejar. É muito interessante toda a história, mas no fim pecou...
Livro muito bom. É desses que você uqer ler todo de uma vez. Mas, apesar de surpreender várias vezes, é verdade, o final não é bom assim como tipicamente acontece em muitos filmes americanos. Dá pra notar que o livro parece ter sido feito pra ser filmado, dá uma vontade muito grande até de fazer um filme. Só algumas falhas, que n tiram o mérito do livro. A ação da polícia depois da defesa de Beck acaba, e Tyrese também não foi desenvolvido como eu esperava no fim.
Eu li o livro. Super empolgante... realmente voce tem vontade de ler ele todo de uma vez, mas quando cheguei ao final... Não gostei... ficaram algumas dúvidas no ar...
Tb gostei do livro, é ágil, tem informações sobre outros assuntos(medicina gratuita) que são interessantes. Mas pq Beck mata um cara e deixa pra falar pra esposa , somente no lago num dia especial,de comemoração? Ele n se abalou com o crime, o corpo sumiu pq? Onde ele foi após assinar o flho do milionário, ele era todo certinho pq n chamou a polícia? E Elisabeth sempre tão preocupada com o bem estar e com a verdade,pq deixou sua mãe durante 8 anos pensado q ela estaria morta? Coitada da velha!!
E quem peloamor pegou o corpo na casa de Becker??
Tyrese chamais deixaria o asiático vivo naquela situação, ficar pergunrando o q doutor queria fazer? Que nada já teria mandado bala!!
Vou começar a ler Cilada do mesmo autor,parece ser mto bom.
Bjss
Não lembro os detalhes que escreveu, já faz tempo que o li.
Eu li "Confie em Mim" que é desse
mesmo autor. Embora seja mais coerente, fica mais previsível porque segue o mesmo principio desse.
Também já li o livro, adorei de verdade. Mas o fim, ficou meio que 'vago'. Acho que o autor quis que os leitores continuassem a história para si mesmos.
Postar um comentário