Autor: Francesc Miralles
Editora: Record
Site oficial: http://www.record.com.br/amoremminuscula/
Samuel, um professor de filosofia solitário e metódico, que vive em Barcelona - Espanha, após comemorar sozinho a passagem do ano, trava uma luta desigual com um filhote de gato (ninguém é páreo para um felino). O gato, aos poucos, conquista Samuel e até recebe um nome: Mishima.
Enquanto se acostuma com o novo companheiro, este o leva a conhecer seu vizinho de cima, Titus que, após uma boa conversa, pede um favor. O favor desencadeia Samuel a encontrar Gabriela, uma pessoa muito importante para ele. A tentativa de vê-la mais uma vez o leva a Valdemar, o escritor lunático. Todos esses personagens acabam se ligando e mudando de forma positiva a vida um do outro.
Após tantos acontecimentos Samuel se dá conta de que pequenos gestos podem desencadear grandes feitos, por isso é preciso buscar boas ações e viver um momento da cada vez, deixando que as pistas do destino nos leve à felicidade.
Durante a narrativa, o autor cita livros e canções que traduzem uma grande cultura dele e dos personagens. Também deixa muitos questionamentos para o leitor:
- Será que estamos realmente vivos? Se o homem foi à lua porque a dificuldade de voltar? Titus, Valdemar, Gabriela e Mishima existem ou são frutos da imaginação de Samuel? A solidão é um destino ou uma opção? São esses e outros questionamentos que fazem do romance de Francesc Miralles parecer ter mais informações e mais história do que realmente conta. Ainda não sei se não percebi o grande livro nas entrelinhas ou se a grandeza está na simplicidade das palavras e das histórias.
Um fato importante: Quem for ler Amor em Minúscula por causa do gato vai se decepcionar. Mishima não é um super gato, não vai fazer peripécias e nem vai ser herói do livro. Ele é apenas um laço entre alguns personagens, uma forma divertida e original de juntar pessoas através de um animal, coisa que é muito freqüente na vida real.
Um fato importante: Quem for ler Amor em Minúscula por causa do gato vai se decepcionar. Mishima não é um super gato, não vai fazer peripécias e nem vai ser herói do livro. Ele é apenas um laço entre alguns personagens, uma forma divertida e original de juntar pessoas através de um animal, coisa que é muito freqüente na vida real.
8 comentários:
No youtube, se voce digitar francesc miralles, tem dois vídeos dublados com ele falando deste livro. bacana
adorei o blog e tô lendo o livro!
Quando terminar, conta aqui como foi. Obrigada pela visita.
Acabei de "devorar" esse livro e estou apaixonada pela história e pela maneira de como escreve o autor. AMEI!! Acho que daria um ótimo filme!!
Obrigada Silvia pela visita.
A linguagem dele é realmente singela, muito lindo. Também acho que é um bom roteiro para um filme de romance e até um pouco de comédia e suspense, só depende de um bom diretor e alguns bons atores. Bem que o bonitão que entra no bar e fica 20min poderia ser o Banderas.
Abraço.
Ola!
Como muitos aqui me apaixonei pelo livro. Uma escrita cativante e uma historia que nos prende, talvez pelo tom de realidade e pelos detalhes minimos que o autor nos apresenta, praticamente vemos os gestos e o desenrolar nartural dos fatos.
Adorei o blog e continuarei a visita-lo.
Acabei de ler esse livro hoje. Na verdade, não que eu li por causa do gato, mas a figura do gato me chamou a atenção para o livro. Estava com outro livro em mãos, mas quando vi esse, li a sinopse e decidi que queria lê-lo. Não me arrependi. Depois dessa leitura, vou prestar mais atenção aos pequenos detalhes da vida!
Estava com uma insonia terrivel, e resolvi baixar um livro "qualquer" pra passar o tempo, e acabei caindo em AMOR EM MINUSCULA, so li que se tratava de um homem solitario e que estava atras de um amor que ocorreu ha anos atras, isso ja me fez baixa-lo, mal sabia eu que viraria a noite inteira lendo esse livro sensacional, o qual terminei a pouco de le-lo,indico para todos essa obra
Postar um comentário